Bora SP

37 pacientes estão internados em hospitais públicos de SP há mais de 100 dias com Covid-19

Segundo um estudo da secretaria estadual da Saúde, o tempo médio de internação por coronavírus é de 10 a 18 dias

Da Redação, com Rádio Bandeirantes e Bora SP

Trinta e sete pacientes estão internados nos hospitais públicos da cidade de São Paulo há mais de 100 dias em decorrência de complicações da covid-19. O levantamento foi feito pela Rádio Bandeirantes com base nos dados fornecidos pelo SUS ao Ministério da Saúde. As informações são do repórter Lucas Jozino, da Rádio Bandeirantes no Bora SP.

Os 37 pacientes testaram positivo quando deram entrada nas unidades de saúde e tratam as sequelas do vírus. Essas pessoas são exceção: segundo um estudo da secretaria estadual da Saúde, o tempo médio de internação por coronavírus é de 10 a 18 dias. 

Natal e Páscoa internado

No hospital Tide Setubal, na zona leste da capital, dois pacientes já ultrapassaram a marca de 100 dias de tratamento hospitalar. Um deles é Djalma Paschoal, de 62 anos. Ele está hospitalizado há 4 meses. Dos 122 dias internado, 82 deles foram na UTI. 

Com os pulmões comprometidos e o diabetes descompensado, Djalma foi intubado duas vezes e venceu algumas infecções. Ele passou o aniversário, Natal, ano novo, Páscoa e outras datas comemorativas em um leito. O paciente hoje está na enfermaria e se recupera para receber alta.

Mayara Fernandes, filha de Paschoal, conta que a família viveu momentos de muita angústia durante as duas intubações do pai, que também precisou de hemodiálise. “No Natal, quando o quadro dele estava mais crítico, a gente ficou bem desesperado. Os médicos falavam que as máquinas estavam no máximo. Mas continuamos ali, acompanhando todos os dias e com muita fé de que ele iria melhorar”, contou Mayara em entrevista.

Os médicos afirmam que Paschoal está se recuperando bem e deve ter alta no próximo mês.