Bora SP

Cidade de SP confirma primeiros casos da varíola dos macacos em crianças

Os três casos estão sendo monitorados e não têm sinais de agravamento, segundo a nota

Da redação

A Prefeitura de São Paulo confirmou os primeiros casos de varíola dos macacos em crianças na capital. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os três casos estão sendo monitorados e não têm sinais de agravamento.

De acordo com a Prefeitura, "o atendimento para os casos suspeitos de monkeypox está disponível em toda a rede municipal de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), prontos-socorros e pronto atendimentos". 

"A rede foi capacitada e conta com insumos para coleta de amostras das lesões cutâneas (secreção ou partes da ferida seca) para análise laboratorial", completou a gestão.

O estado de São Paulo é o que mais registra casos da varíola dos macacos em todo o Brasil, com mais de 700 registros, segundo o mais recente boletim da Secretaria Estadual da Saúde.

Emergência internacional

No último sábado (23), a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que a varíola dos macacos é uma emergência sanitária global. A decisão foi tomada após avaliação de especialistas perante a expansão da doença pelo mundo. A OMS pede que governos intensifiquem as ações de monitoramento para reduzir a transmissão o mais rápido possível.  

"Por todas essas razões, o surto global de varíola do macaco representa uma emergência de saúde pública de interesse internacional; e será necessária uma ‘ação coletiva’ para lidar com a nova crise", afirmou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS.

Tópicos relacionados