Bora SP

Cerca de 4 mil veículos estão nos pátios municipais para serem leiloados em SP

Nas ruas da capital paulista, também crescem as reclamações de veículos abandonados

Por Elaine FreiresLuana Pereira

Cerca de 4 mil veículos estão nos 19 pátios municipais para serem leiloados da cidade de São Paulo. Só no último ano, 433 veículos foram levados para esses locais, após terem sido deixados pelos antigos donos.

Nas ruas da capital paulista, também crescem as reclamações de veículos abandonados. Estacionados em ruas, principalmente, as residenciais para não chamar a atenção dos agentes de trânsito.

A maioria dos veículos abandonados fica meses até que os vizinhos façam reclamações. Na zona sul de São Paulo, mais de 10 atrapalhavam os moradores em ruas do Campo Limpo, há mais de 40 dias.

Muitos eram utilizados por criminosos como abrigos para se esconderem durante furtos nas ruas Doutor Celso Charuri e João Brasilino dos Santos.

Uma moradora, que pediu para não ser identificada, entrou em contato com a Central de Ouvintes da BandNews FM para mostrar preocupação. “Cada dia aparece um carro deixado perto das calçadas. Alguns ficam abertos e ladrões dormem dentro deles”, reclama.

Somente após a denúncia da BandNews FM, a Prefeitura enviou representantes até o local para vistoria dos automóveis.

Como reclamar sobre um veículo abandonado? 

Quando for constatada uma queixa sobre carro abandonado, inicialmente é fixada no veículo uma notificação. Após 5 dias, sem providências por parte do proprietário ou responsável, o automóvel é considerado abandonado. O veículo é removido e encaminhado ao pátio da Subprefeitura.

A equipe da BandNews FM acompanhou com a ouvinte todas as etapas. “Muitos carros foram removidos por vizinhos que deixam os carros abertos e abandonados. Outros levados pela Subprefeitura”, conta.

O abandono de veículos em vias públicas prevê sanções de acordo com a Lei de Limpeza Urbana, que fixa multa no valor de R$ 19 mil.

Além disso, caberá ao responsável pagar os débitos com a Prefeitura como deslocamento do veículo e diárias nos pátios.

Caso passem os 90 dias da data da remoção sem que o proprietário providencie a sua retirada, o bem será levado a leilão. Atualmente, a Prefeitura realiza um processo de credenciamento para a realização de leilões.

Uma empresa terceirizada vai realizar a classificação dos automóveis para avaliar se tem condições de uso, se pode ser vendido como sucata ou se há peças que podem ser comercializadas. Os carros leiloados ficam livres de multas e outros encargos.

Tópicos relacionados