Bora SP

Como evitar fraudes online na Black Friday

Consumidores devem ficar atentos em golpes, principalmente com PIX

Mark Figueredo, no Bora SP

A Black Friday acontece hoje e tem muita gente correndo atrás daquele desconto especial, mas, agora, com tantos golpes online, principalmente com PIX, é preciso ficar atento para não dançar na hora da compra.

Foi em uma compra pela internet que o empresário Richard Santos caiu em um golpe. “Acabei comprando um produto eletrônico, foi gerado um link de pagamento e assim que realizei o pagamento a pessoa me bloqueou no WhatsApp então percebi na hora que foi um golpe”, contou. O prejuízo foi de R$ 2.500.

Só no ano passado, cerca de 16 milhões de brasileiros foram fraudados durante compras on-line, de acordo com CNDL/SPC Brasil. O famoso preço em conta, geralmente está por trás dos golpes. Durante a Black Friday os descontos podem chegar a 80%, mas é preciso o consumidor ficar atento.

O PIX pode facilitar a ação de quadrilhas especializadas nesse tipo de crime. Mais de 100 milhões de brasileiros usam a ferramenta atualmente. “Se você está comprando por meio de sites, em que você acha a oferta via rede social, foque em entender para onde você está pagando, para que evite pagar para um terceiro que não tem nada a ver com o produto vendido”, explica Fred Amaral, consultor de tecnologia. 

A dona de uma loja online, Júlia Valverde, faz questão de mostrar o rosto ao cliente para estabelecer uma relação de segurança. “Como empreendedora que gosta de passar segurança para meu cliente, eu apareço, gosto de mostrar para as pessoas o feedback que recebo e como consumidora busco a mesma coisa, ter confiança naquela empresa”, explicou.

Tópicos relacionados