Bora SP

Cresce número de roubo de celulares em SP durante período de saída temporária

O levantamento foi feito pela Polícia Militar e obtido pela Rádio Bandeirantes

Por Pedro Campos

O número de roubos de celulares cresceu durante o período de saída temporária de presos no estado de São Paulo. O levantamento foi feito pela Polícia Militar e obtido pela Rádio Bandeirantes.

Em maio de 2021, durante a semana de saída dos presos, foram registrados 1551 casos, o número sem saída é de 1477. Em junho do ano passado, durante o período de saída o número foi de 1581 e sem a saída foram registrados 1498 casos. 

Em setembro foi quando houve o maior aumento de roubos registrados. Na semana de saída foram 1668 e o período sem a saída teve 1565. Um aumento de 7%. 

Em entrevista ao Jornal Gente, o Major da PM Rodrigo Vilardi afirmou que o incremento da violência foi verificado com mais nitidez em uma das modalidades que mais preocupam a população: o roubo de celular.

O Major da PM destacou outro problema: a quantidade de presos que não retornam à cadeia após o fim da saída temporária. Segundo Rodrigo Vilardi, pelo menos 5% dos presos que recebem o benefício seguem nas ruas.

Por isso, o objetivo da pesquisa é também apresentar dados que mostrem que é preciso rever como a liberação dos detentos acontece, em especial a necessidade de ampliar o monitoramento com tornozeleira eletrônica.

Rio de Janeiro

No estado do Rio de Janeiro 522 detentos não voltaram para as prisões após o fim do término da saída temporária de fim de ano. 

Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) ,42% dos presos que foram contemplados com o saídão de Natal não retornaram ao sistema penitenciário do Rio de Janeiro.

Tópicos relacionados