Bora SP

Escola na zona norte de São Paulo está sem aulas há 8 dias

A unidade escolar, que está sem energia e água, atende cerca 500 crianças de zero a cinco anos

Por Elaine FreiresEnrico Sanchez

Uma escola da zona norte de São Paulo está há mais de uma semana sem aula por falta de energia e água. A CEMEI da Freguesia do Ó e até o CEU permanecem com as portas fechadas neste período.

Na quinta-feira, dia 24, a direção do colégio enviou um comunicado pedindo para retirar os alunos da unidade de ensino por causa de um problema na rede elétrica.

A falha também prejudica a bomba de água, portanto os prédios não têm serviço de abastecimento.

Em um primeiro momento, a suspensão iria até terça-feira (29), mas como não conseguiram uma solução, decidiram manter o afastamento dos estudantes até o fim da semana.

Enquanto isso, muitos pais não estão indo trabalhar, pois não tem onde deixar os filhos. Um ouvinte da BandNews FM que pediu para não ser identificado relatou que toda sua família tem se desdobrado para cuidar da criança.

“Eu faço faculdade e trabalho. Preciso recorrer a várias pessoas para me ajudar. A mãe da nossa filha também trabalha e pede ajuda para a avó e outras pessoas”, conta o pai.

Há uma semana, a única comunicação da escola com os familiares tem sido por meio de um grupo no WhatsApp.

Muitas mães estão apreensivas com essa situação, pois a CEMEI da Freguesia do Ó ainda não deu nenhuma data de retorno das atividades presenciais.

Uma ouvinte contou que a direção ofereceu algumas alternativas, porém são insuficientes para atender as necessidades dos pais.

“Oferecer aula remota para crianças tão pequenas não resolve. O problema da falta de energia já dura uma semana. Quando vão resolver?”, desabafa a mãe.

O Centro Municipal de Educação Infantil da Freguesia do Ó atende cerca 500 crianças de zero a cinco anos.

Procurada, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que a mantenedora já foi acionada para fazer o reparo do transformador da unidade para que a situação seja normalizada o mais breve possível. 

Durante o processo os estudantes permanecerão em atendimento remoto. 

A Diretoria Regional de Educação diz que está à disposição dos pais ou responsáveis pelas crianças para quaisquer esclarecimentos.

Tópicos relacionados