Problema em telhado de escola obriga alunos a terem aula em refeitório

Sem lousa ou quadro de atividades, professores da Escola Estadual Tarsila do Amaral, em Osasco (SP), têm enfrentado dificuldades para ensinar o conteúdo didático

Por Elaine Freires

Um problema em um telhado de escola estadual de Osasco (SP) obriga alunos a terem aula há um mês em refeitório. Sem lousa ou quadro de atividades, professores da Escola Estadual Tarsila do Amaral têm enfrentado dificuldades para ensinar o conteúdo didático.

Parte das aulas é feita no refeitório, local que deveria ser destinado exclusivamente para a alimentação. Há um mês, seis salas do colégio foram interditadas pela Defesa Civil, após parte do telhado ceder. Desde então, os alunos têm passado por uma espécie de rodízio em espaços improvisados. 

Alguns tem pouca ventilação e ainda são pequenos para atender aos estudantes, como explica um funcionário, que pediu para não ser identificado pela reportagem da BandNews FM.

“A situação é precária. Não dá para ensinar direito. Os locais não têm estrutura. As salas são abafadas. Não tem lousa para passar o material”, desabafa. Os alunos do ensino médio da manhã e da noite são os mais prejudicados.

A solução encontrada pela direção da Escola Estadual Tarsila do Amaral tem sido improvisar espaço para que as aulas continuem no local. As seis salas interditadas ainda não receberam nova avaliação da Defesa Civil.

Um funcionário do colégio reclama que a Secretaria Estadual de Educação não dá perspectivas para o conserto de parte do telhado. “Ninguém fala nada. Já fizeram vistoria com engenheiros, mas seguimos sem perspectivas”, explica.

Após o contato da BandNews FM, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo disse que o contrato, para a manutenção emergencial do telhado devido à queda de árvore, deve ser assinado nos próximos dias. 

A intervenção no valor de R$ 83 mil tem cronograma de 90 dias para conclusão. Para atender todos os estudantes, a unidade irá realocar as turmas em outros espaços, como pátio e sala de leitura.

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