O prefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou o projeto que transforma em parque a praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo. Aprovada nesta terça-feira (14) na Câmara Municipal, a proposta foi apresentada pelo líder do governo, vereador Fábio Riva (PSDB), há pouco mais de 1 mês, quando a área estava ocupada por usuários de crack.
Até o momento, não foram apresentados detalhes do futuro parque, que deverá ser cercado por grades e ter portões para o controle do acesso – motivo pelo qual o projeto causou polêmica e foi considerado “higienista” por alguns vereadores.
“Este projeto se trata de um projeto higienista que pretende cercar uma praça, ou seja, cercar um espaço público que hoje é frequentado de dia, de noite, não tem horário, não tem cerca para que a população que reside na região chamada de cracolândia não possa ter acesso livre a essa praça”, afirmou a vereadora Silvia, da Bancada Feminista (PSOL).
“A justificativa em nenhum momento fala em usuários de droga, fala em cracolândia. A gente fala em uma requalificação de um espaço público. Agora, falar que o projeto é higienista, desculpa, acho que a senhora está confundindo o que é tratamento, o que é política voltada para as pessoas em situação de rua ou drogaticidade, com um projeto”, rebateu Riva.
Vídeo: dependentes químicos terão internação involuntária na cracolândia
Em março, a praça se transformou na "nova cracolândia" depois que usuários e traficantes deixaram a alameda Cleveland. Há um mês, depois de uma operação policial, a praça foi esvaziada. Desde então, viaturas da GCM protegem a área.