Notícias

Botucatu monta megaoperação para vacinação em massa neste domingo

Cidade foi escolhida para estudo do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina de Oxford

Da Redação, com BandNews TV

O secretário municipal de saúde de Botucatu, André Spadaro, explicou em entrevista à BandNews TV o esquema montado na cidade para a vacinação em massa contra a Covid-19, que acontece neste domingo (15).

O município do interior de São Paulo foi escolhido para participar de um estudo do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina Oxford/Astrazeneca na população adulta. A meta é imunizar 80 mil pessoas entre 18 e 60 anos. 

“Esperamos todas as pessoas da população adulta que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina. A exceção são as grávidas e puérperas, seguindo o recomendado pela Anvisa”, disse o secretário, que explicou como Botucatu se preparou para vacinar um público expressivo em um só dia. 

“Foi uma logística montada em parceria com a Justiça Eleitoral, o Ministério Público e a OAB. Serão 2500 voluntários, 45 postos de vacina, mais 304 seções eleitorais e quatro ginásios. Temos uma megaoperação”. 

O morador da cidade que não puder se vacinar neste domingo terá mais tempo. “A ideia é não acabar domingo, mesmo que atinja os 80% da meta. Pode seguir por mais dez ou 14 dias para os casos de pessoas que estão viajando, ou com Covid ou que convivem com alguém que está em quarentena”, disse Spadaro. 

O secretário também falou os critérios adotados pelo Ministério da Saúde para escolher Botucatu para o estudo. “É uma cidade que tem porte para fazer vacinação em massa, tem a faculdade de medicina mais concorrida do Brasil e laboratórios aptos para fazer sequenciamento genético”. 

A vacinação, vale lembrar, será exclusiva para moradores da cidade. Todo o processo de cadastro e imunização terá o acompanhamento e auditoria realizadas pelas forças de segurança do município (Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar), OAB Botucatu, Justiça Eleitoral, Ministério Público e Tribunal de Justiça de São Paulo.

Tópicos relacionados

  • Vacina

Mais notícias

Carregar mais