Moises Rabinovici

Brasil deporta palestino integrante do Hamas

Deportação atendeu a um pedido do Departamento de Estado dos EUA

Por Moises Rabinovici

Brasil deporta palestino integrante do Hamas
Reprodução/REUTERS

O Brasil deportou o palestino do Hamas M. A. Abuumar, sua esposa grávida de sete meses, seu filho e sua sogra, no domingo, depois que a família desembarcou no aeroporto de Guarulhos, na sexta-feira (21). A deportação atendeu a um pedido do Departamento de Estado dos EUA.

A família Abuumar foi colocada num voo da Qatar Airways para o Catar. A Polícia Federal disse à Agência Reuters que “ficou provado, perante um juiz, que Abuumar estava profundamente envolvido com o Hamas”.

A deportação da família chegou a ser interrompida no sábado pela juíza federal Milenna Cunha, de São Paulo, a partir de uma liminar pedida pelo advogado Bruno Henrique de Moura. Mas a juíza deu andamento à deportação, depois, citando postagens de Abuumar nas redes sociais e o encontro dele com Ismail Haniyeh, o principal líder político do Hamas.

Abuumar, 37, é diretor executivo do Asia Middle East Center, sua esposa e filhos são malaios, e eles embarcaram para São Paulo em Kuala Lampour, na Malásia. Ele disse que veio ao Brasil visitar o irmão. Foi a sua segunda visita – a primeira, em 1º de janeiro de 2023, coincidiu com a posse do presidente Lula.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais