Notícias

Brasil registra 77 casos da variante ômicron da Covid-19

Segundo o Ministério da Saúde, outros 211 casos suspeitos estão sob investigação

Da Redação, com Agência Brasil

211 novos casos da nova cepa estão em investigação Reprodução/Fusion Medical Animation/Unsplash.com
211 novos casos da nova cepa estão em investigação
Reprodução/Fusion Medical Animation/Unsplash.com

O balanço divulgado nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Saúde indica que foram confirmados 77 casos no Brasil da nova variante ômicron do coronavírus.

As infecções foram registradas em São Paulo (27), em Goiás (22), em Minas Gerais (16), no Rio Grande do Sul (3), no Distrito Federal (1), no Rio de Janeiro (1), no Espírito Santo (1), em Santa Catarina (3) e Ceará (3).

Há ainda, segundo a pasta, 211 casos em investigação, sendo 16 no Distrito Federal, 114 em Minas Gerais, 58 em Santa Catarina e 23 no Rio Grande do Sul.

Em meio ao avanço da nova cepa, o mundo registrou a marca de 1 milhão de novos casos de Covid-19 em 24 horas pela primeira vez na pandemia na última segunda-feira (27). A marca atingida foi de 1,45 milhão de novos casos, segundo a plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford.

Vacinação no Brasil atinge 320 milhões de doses aplicadas

O Ministério da Saúde divulgou que o Brasil atingiu a marca de 320 milhões de vacinas aplicadas contra a covid-19 até a última terça (28). Segundo a pasta, a ampla imunização da população gerou redução na quantidade dos casos de pessoas infectadas, de mortes e a ocupação de leitos de UTI. 

Conforme os dados, 143 milhões de brasileiros estão com ciclo vacinal completo, 161 milhões estão imunizados com a primeira dose da vacina e 16 milhões receberam pelo menos uma dose de reforço. 

Com a redução dos casos de covid-19, o governo federal definiu, no dia 20 deste mês, as regras para doação de vacinas para outros países, por meio do consórcio Covax. 

A produção nacional dos imunizantes da AstraZeneca é feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que também passou a ser feito no Brasil. As vacinas da Pfizer, com tecnologia de RNA mensageiro, também serão feitas em território nacional por meio do laboratório Eurofarma. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais