Canal Livre

"A fome é cíclica e constante, o governo e a sociedade precisam agir", diz presidente do Amigos do Bem

Da Redação, com Canal Livre

Alcione Albanesi é fundadora e presidente do Amigos do Bem
Alcione Albanesi é fundadora e presidente do Amigos do Bem
Reprodução/Band

O sucesso da campanha Band Contra a Fome está mobilizando cada vez mais pessoas em atos de solidariedade no esforço para combater a crise social causada pela pandemia do coronavírus. O Canal Livre deste domingo, 4, recebe uma das parceiras desta campamha, a presidente do 'Amigos do Bem', Alcione Albanesi, que falou sobre a importância da iniciativa de empresas.

"O Nordeste vive uma miséria secular, é uma história de fome. Os povoados não têm acesso às cidades, e não tem oportunidade de mudar a realidade. A fome é cíclica e constante, piorou muito, e eles não têm para quem pedir. Nosso país é muito desigual, e o sertão nordestino é o foco dessa miséria", disse a convidada.

Alcione Albanesi é uma empresária que viajou ao sertão nordestino em 1993, se comoveu com a miséria que encontrou na região na época e decidiu mobilizar cada vez mais pessoas para embarcar em campanhas de solidariedade. Desde então, o Amigos do Bem age distribuindo alimentos nas regiões mais carentes do Brasil.

"Nós implementamos um projeto de transformação com o trabalho do Amigos do Bem, e é uma forma de ver e ouvir o mundo, e eu dividi a minha vida empresarial com meu projeto", frisou Albanesi.

A empresária falou também da relação entre a sociedade civil e o trabalho do governo para amenizar a crise social causada pela pandemia do coronavírus. Segundo ela, a atuação precisa ser conjunta, para que a transformação seja cada vez maior.

"As empresas estão assumindo um papel importante de transformação, e não podem apenas gerar lucro, mas transformação e sustentabilidade para o nosso país. O governo precisa agir, porque a sociedade civil não consegue sozinha. As empresas salvaram as pessoas nesse momento da pandemia, não o governo", pontuou.

Para Albanesi, as empresas precisam estender a mudança de comportamento para depois da pandemia. Segundo ela, a situação do país hoje é resultado da "omissão" de muitos.

"Se não houver uma transformação social no mundo, tudo que foi perdido vai ser em vão. O mundo não é sustentável. A fome e a criminalidade foi uma omissão de todos nós", afirmou.

Além de Alcione Albanesi, do 'Amigos do Bem', o Canal Livre também entrevistou Celso Athayde, fundador da Central Única de Favelas (CUFA), outro parceiro do Band Contra a Fome. O programa será exibido neste domingo, às 1h30, na Band.