Notícias

Casal com ômicron em São Paulo já tinha se vacinado com Janssen

Outros três casos suspeitos de infecção pela nova variante estão sob investigação no Brasil

Lucas Jozino, com Rádio Bandeirantes e Band Notícias

A Prefeitura de São Paulo confirmou que o casal que tem a variante ômicron do coronavírus e está na capital paulista já tinha se vacinado antes. Eles tomaram a dose única da vacina da fabricante Janssen quando estavam na África do Sul, segundo fontes oficiais da Prefeitura de São Paulo.

Inicialmente houve uma confusão sobre essa informação porque o casal não tinha registros de vacinação no Brasil. Mas agora foi explicado que, tanto o homem de 41 anos, quanto a mulher de 37 já tinham completado a imunização no continente africano.

O casal, que reside na África do Sul, chegou ao Brasil a passeio no dia 23 de novembro e testou positivo pra covid-19 no dia 25, quando retornariam. 

Atualmente, eles estão assintomáticos e em isolamento na zona leste da capital paulista, onde são monitorados por equipes de saúde da Prefeitura.

Mais três casos suspeitos de infecção pela nova variante estão sob investigação no Brasil: um em São Paulo, outro em Belo Horizonte e mais um em Brasília.

Com o fechamento de fronteiras brasileiras para voos com passagens por países africanos, quase 300 brasileiros estão retidos no continente. O Ministério das Relações Exteriores diz que acompanha todos os casos.

Ômicron no Brasil

A confirmação da presença da ômicron no Brasil foi feita nesta terça (30), após estudos do Hospital Albert Einstein e do Instituto Adolfo Lutz.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou a identificação e destacou que a entrada do casal em território nacional ocorreu antes de o país fechar as fronteiras aéreas, em caráter temporário, para voos que tenham origem ou passagem pela África do Sul.

O Instituto Adolfo Lutz também está fazendo o sequenciamento genético do exame de Covid-19 positivo do passageiro que desembarcou no sábado em um voo da Ethiopian Airlines e visitou a África do Sul. Ele não apresentava sintomas, e fez testagem no aeroporto de Guarulhos, onde mora. Ele está em isolamento e é monitorado pelas autoridades da vigilância do município.

Vídeo: variante Ômicron deixa clima de incerteza para o Carnaval

Tópicos relacionados

  • Vacina
  • Covid-19
  • Brasil
  • ômicron

Mais notícias

Carregar mais