Notícias

Caso Lázaro: caseiro deixa prisão após decisão da Justiça; fazendeiro segue detido

Alain Reis confirmou a presença do criminoso na propriedade rural de Elmi Caetano, que está sob prisão preventiva

Da Redação

Foi solto da Cadeia Pública de Águas Lindas (GO), no início da madrugada desse sábado (26), o caseiro Alain Reis de Santana, de 33 anos, preso acusado de ajudar Lázaro Barbosa em sua fuga. Ele ganhou a liberdade provisória após audiência de custódia, que aconteceu na última sexta (25). O seu patrão, o fazendeiro Elmi Caetano Evangelista, 74, teve a prisão convertida em preventiva.

O advogado Adenilson Santos afirmou que levou o caseiro para um local seguro e não revelado, já que existe o temos de que ele seja linchado.

Segundo Rodney Miranda, secretário de Segurança Pública de Goiás, a chácara com os dois homens escondeu o criminoso nos últimos dias.

Durante audiência de custódia, os suspeitos entraram em contradição. O advogado do caseiro disse que o cliente confirmou que Lázaro estava escondido na chácara e que foi ameaçado para não denunciar. 

“Ele diz que sim, viu o Lázaro, da forma que está no depoimento dele prestado. Mas é bom lembrar que talvez não tenha sido o Lázaro. As pessoas veem o Lázaro o tempo todo”, explicou o advogado Adenilson Santos ao Brasil Urgente.

Já o advogado do dono da chácara negou que o cliente tenha qualquer ligação com Lázaro Barbosa. De acordo com Ilvan Barbosa, Elmi Caetano chamava Alain de Lázaro em tom de brincadeira, o que pode ter sido interpretado de maneira equivocada no depoimento. O funcionário da fazenda, segundo o advogado, “não sabe se era o Lázaro” a pessoa vista.

“Pode ser e pode não ser. Eu não estava lá. Eu estou falando só o que eu escutei”, disse Ilvan Barbosa, que afirmou que o fazendeiro “desconhece Lázaro”.

Uma das armas que a polícia apreendeu com o caseiro e o dono da chácara tinha sido roubada por Lázaro dias antes, em outra propriedade.

As buscas por Lázaro entram no 18º dia e mobiliza uma força tarefa com quase 300 policiais. Sem o abrigo que lhe serviu de proteção desde o início da semana, agora a polícia acredita que o criminoso voltou a se esconder na zona de mata.

O depoimento do caseiro

Em depoimento às autoridades na noite da prisão, na última quinta (24), Alain afirmou ter confirmado a presença de Lázaro Barbosa na propriedade rural de Elmi Caetano e que o foragido usava um celular a todo momento para falar com alguém. O caseiro ainda disse que não entregou o foragido aos policiais porque foi ameaçado – Lázaro teria dito que conhecia a família de Alain “e iria matar todo mundo”.

“O proprietário de uma fazenda na noite anterior não havia franqueado a entrada, ao mesmo tempo que o caseiro da fazenda saía para fora da sede. No momento, os policiais se aproximaram e avistaram um indivíduo adentrando para a mata. Ao indagaram Alain sobre quem era aquela pessoa, ele afirmou ser Lázaro Barbosa”, registra o depoimento de Alain, ao qual a reportagem da Band teve acesso.

O documento registrou também que Alain “afirma ainda que Lázaro chegou nos primeiros dias com a perna machucada, porém atualmente está em boas condições, pois está sendo apoiado por Elmi Caetano”. O foragido teria passado cinco dias na propriedade.

“(Alain) narrou que ouviu Elmi gritando em direção à mata: ‘Vem almoçar, Lázaro’. E no período noturno, quando iriam se ausentar, gritava: ‘A porta vai ficar aberta’. Além disso, Alain apontou à equipe um local, às margens do córrego, onde Lázaro fumava maconha rotineiramente”, registrou o depoimento da noite de quinta-feira.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais