O presidente Lula foi convidado para a posse, no dia 10, pelo presidente argentino eleito Javier Milei. Estamos todos acompanhando isso.
A futura ministra argentina de Relações Exteriores, que chegou a Brasília de surpresa, no domingo, está pavimentando o caminho. Conversou muito com o nosso chanceler Mauro Vieira e entregou uma carta de Javier a Lula, convidando para a posse.
Lula está pensando se vai. Ele recebeu críticas duras e pessoais de Milei durante a campanha. Há uma posição contrária a essa viagem para a posse por parte de assessores próximos ao presidente. Por enquanto predomina o "não" no Planalto. Vamos ver.
Além de trazer o convite, a futura chanceler Argentina fez declarações importantes sobre o peso das relações com o Brasil. Declarações necessárias. Os dois países precisam caprichar nesses entendimentos.
Os interesses - não as amizades ou as admirações pessoais - os interesses devem influir e condicionar as relações entre Estados. Milei sabe disso, Lula também.
Os dois também sabem quanto valem 25 bilhões de dólares - que o comércio movimenta nas relações entre Brasil e Argentina.