Com cessar-fogo, Ucrânia retoma retirada de civis por corredores humanitários

Trégua nestas áreas deve durar 12h para que a população possa fugir de Kiev e outras 4 cidades ucranianas

Da redação, com Metro Jornal

As Forças Armadas da Rússia concordaram com um cessar-fogo de 12 horas de duração nas áreas de corredores humanitários da Ucrânia nesta quarta-feira (09) para que os civis possam ser retirados da capital Kiev e de outras quatro cidades ucranianas: Cherhihiv, Kharkiv, Mariupol e Sumi. A trégua deve durar entre 9h e 21h (hora local). Ontem, a Ucrânia acusou a Rússia de bombardear os corredores humanitários.

O porta-voz da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), James Elder, informou ontem que pelo menos 1 milhão de crianças fugiram da Ucrânia em menos de duas semanas. 

A confirmação chegou pouco tempo depois do portal da Acnur (agência da Organização das Nações Unidas para refugiados) ter mostrado que a guerra na Ucrânia superou a marca de 2 milhões de refugiados. O levantamento apresentado na segunda-feira havia contabilizado 1,7 milhão de refugiados, um aumento de 300 mil pessoas em um único dia.

De acordo com a própria ONU, a crise de refugiados na Ucrânia apresenta o crescimento mais rápido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. A nação possui aproximadamente 44 milhões de habitantes e o contingente da população em deslocamento deve aumentar rapidamente

O Ministério da Defesa russo disse que as forças do país na Ucrânia introduziram um “regime silencioso” na manhã de ontem e autoridades ucranianas informaram que civis começaram a ser retirados da cidade de Sumi, no nordeste, e da cidade de Irpin, perto de Kiev. 

Sumi fica perto da fronteira com a Rússia e tem sido palco de combates violentos há vários dias. 

Segundo serviços de emergência ucranianos, pelo menos nove pessoas, incluindo duas crianças, foram mortas em bombardeio segunda-feira. “Já começamos a retirada de civis de Sumi para Poltava [no centro da Ucrânia], incluindo estudantes estrangeiros”, disse o Ministério das Relações Exteriores ucraniano. 

“Pedimos à Rússia que concorde com outros corredores humanitários na Ucrânia.” O esforço russo no sul da Ucrânia fez o maior progresso desde que a invasão começou há 13 dias. 

Mykolaiv e Odesa ainda são pontos de resistência. Um dos objetivos dos avanços recentes parece ser a união das tropas do sul vindas da Crimeia com forças indo para sudeste perto de Kharkiv e separatistas apoiados pela Rússia empurrando a linha de frente na região de Donbass. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais