A pandemia da Covid-19 foi capaz de intensificar a paixão do brasileiro pelo vinho. Segundo uma pesquisa da Ideal Consulting, assessoria especializada no mercado de bebidas, o consumo médio de vinho no Brasil aumentou mais de 20% em 2020. Em 2019, a estatística era de 2,1 litros por habitante, houve um salto para 2,7 litros por habitante. As informações são da reportagem da BandNews FM.
Uma das razões para esse aumento durante a pandemia, foi o fechamento de bares e restaurantes. Por ficarem mais tempo em casa e sofrerem muitas mudanças de hábitos, as pessoas aumentaram o investimento em bebidas mais refinadas.
O aumento no consumo resultou em uma expansão recorde no mercado. O diretor comercial de uma importadora de vinhos, Jonas Martins, aponta inovações que podem ser realizadas no setor. Ele acredita que o país tem potencial para se tornar um dos maiores consumidores da bebida no mundo.
Somente no ano passado a empresa de Jonas superou 2017, 2018 e 2019 juntos. Ele diz que o empreendimento já estava em processo de expansão mesmo antes da pandemia. Durante 2020, a aposta foi no aumento do portfólio com vinhos importados, mas mantendo os tradicionais que já faziam sucesso antes por alinharem qualidade a preços acessíveis. Em 2021, a tendência é que o mercado siga em alta.