Notícias

Covid-19: Otimista com vacinação, secretário prevê carnaval em São Paulo em 2022

Edson Aparecido celebra números da imunização, mas alerta para riscos de novas variantes

Da Redação, com BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

No que depender das autoridades municiais, a cidade de São Paulo terá carnaval em 2022. A avaliação é do secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, reforçando a declaração do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

A expectativa é de que 15 milhões de pessoas estejam nas ruas da capital paulista durante a folia.

Em entrevista nesta segunda-feira (4) à rádio BandNews FM, Edson Aparecido diz que todos os moradores terão tomado a terceira dose da vacina contra a Covid-19 até o evento.

“Nós iremos chegar até 15, 16 de outubro com mais de 90% da população vacinada com duas doses – portanto, com a cobertura vacinal completa. Até o início do ano, até a realização do carnaval, seguramente boa parte, quase que a totalidade da população terá a dose de reforço”, disse.

No entanto, de acordo com o secretário, a Prefeitura paulistana está em alerta caso uma nova variante, por exemplo, mude os dados da pandemia na cidade.

“Hoje a gente tem uma situação obviamente sob controle. Mas como disse o prefeito, nós estamos falando de uma doença que é desconhecida. Eventualmente, algum tipo de variante pode impactar no momento da realização do carnaval”, acrescentou.

Vacinação

Nesta segunda, a cidade de São Paulo começou a aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para todos os idosos e profissionais de saúde. Ao sair de casa tenha em mãos documento de identidade, certificado do esquema vacinal completo e comprovante de endereço. 

O secretário avisou ainda que, para receber o reforço, é preciso ter tomado as duas doses ou a dose única há pelo menos seis meses.

“Estamos aplicando a dose de reforço em todas as nossas unidades”, disse Aparecido, ciente do grande contingente que aguarda a dose de reforço. “O cálculo que a gente faz de quem tomou (a segunda dose) há seis meses são 49 mil idosos e 225 mil profissionais de saúde.”

A Prefeitura de São Paulo também retomou hoje 100% dos atendimentos presenciais para consultas, exames e outros procedimentos médicos. O retorno foi motivado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19, explicou Aparecido.

No momento, 81,7% da população adulta da cidade já tomou as duas doses ou a dose única da vacina. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, 97,5% receberam ao menos a primeira dose na capital paulista.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.