Notícias

Cracolândia: Ricardo Nunes defende ampliar debate sobre internação compulsória

Para o prefeito de São Paulo, a internação compulsória pode ser uma alternativa para quem não tem “discernimento do que é bom para ele”

Da redação com Rádio Bandeirantes

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), em entrevista à Rádio Bandeirantes, nesta quarta-feira (11), falou sobre a operação que prendeu suspeitos de tráfico na Cracolândia, no Centro da capital. O gestor defendeu maior discussão sobre a internação compulsória.

“Eu, particularmente, acho que, em algumas situações, a gente deve ampliar esse debate, porque será melhor para essas pessoas terem ali um tratamento compulsório. Tem pessoas que estão num estado de uso de droga tão elevado, que ele não consegue ter discernimento do que é bom para ele. É um tema muito complexo que a sociedade precisa debater”, analisou Nunes.

Em outro momento da entrevista, o prefeito destacou as ações do Município contra a região central de São Paulo dominada pelo tráfico. Segundo ele, em parceria com o governo do estado, houve a abertura de 1,5 mil vagas em comunidades terapêuticas para tratar os dependentes químicos.

“Quanto ao usuário, a gente está com o nosso sistema que faz o acolhimento e desintoxicação dessas pessoas. Em parceria com o governo do estado, abrimos 1,5 mil vagas em comunidades terapêuticas. Agora depende do convencimento das nossas assistentes sociais para eles irem às comunidades terapêuticas”, disse o prefeito.

Operação na Cracolândia

Entre ontem e hoje, uma operação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e prefeitura de São Paulo foi deflagrada com o objetivo de cumprir 36 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão. Inclusive, a Justiça autorizou a retirada de barracas montadas por traficantes no local, onde acontecia a venda de entorpecentes.

Até as 7h, 20 acusados haviam sido presos (17 homens e três mulheres). Lucas Macedo, traficante conhecido como “Filé com Fritas”, está entre eles. Foram apreendidos também pedras de crack, porções de cocaína e maconha, facas, um simulacro de pistola, dinheiro, balanças de precisão e um caderno com anotações.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais