Notícias

Criação de leis e cassação de mandatos: entenda o papel do vereador em 4 pontos

Em 2024, milhões de brasileiros voltam às urnas para escolherem, além do prefeito, os vereadores pelos próximos quatro anos

Com informações do TSE

Eleitores escolherão novos vereadores em 2024
Eleitores escolherão novos vereadores em 2024
Divulgação/Richard Lourenço

Em outubro deste ano, mais de 152 milhões de brasileiros voltarão às urnas para escolherem quem serão os próximos representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipais. Entre os eleitos, estão os vereadores, responsáveis, sobretudo, pela elaboração e votação de leis que abranjam a cidade.

Mas o papel do vereador não se restringe somente a legislar, já que este mandatário é um representante da sociedade, assim como o prefeito. É exatamente isso que será exposto nesta matéria.

4 funções principais de um vereador

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por conduzir as eleições no Brasil, enumera quais as responsabilidades de um vereador. São quatro funções primordiai: legislativa, fiscalizadora, de assessoramento ao Executivo e julgadora.

Função legislativa

Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo local. Cabe ao ocupante do cargo propor, analisar, discutir e votar leis municipais relacionadas a temas como transporte público, educação municipal, serviços de atenção básica à saúde, saneamento e determinados tributos, entre outras questões importantes para a localidade.

Na Câmara Municipal, também chamada de Câmara de Vereadores, os projetos, emendas e resoluções devem passar por comissões para serem votados no plenário. Mesmo após aprovados, projetos e emendas precisam ser submetidos à apreciação do prefeito, que pode vetá-los total ou parcialmente ou aprová-los.

Função fiscalizadora

O vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração municipal. Cabe ao vereador acompanhar o Poder Executivo local, principalmente na fiscalização de projetos, programas e ações da prefeitura, no que diz respeito ao cumprimento da lei. O parlamentar ainda precisa acompanhar o orçamento e a boa gestão e aplicação dos recursos públicos.

Assessoramento ao Executivo

Essa função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas no município por programas governamentais, via plano plurianual, Lei Orçamentária Anual (LOA) e lei de diretrizes orçamentárias. Proposta pelo prefeito, a LOA pode ser modificada pelos vereadores e define como os recursos financeiros serão aplicados pela prefeitura no exercício financeiro do ano seguinte.

Função julgadora

Os vereadores também têm a atribuição de apreciação das contas públicas dos administradores e de apuração de infrações político-administrativas por parte do prefeito e dos próprios parlamentares municipais. Com isso, os julgados podem até perder os mandatos.

Duração do mandato

Assim como o prefeito, os vereadores têm mandatos de quatro anos. No entanto, não há limite para a reeleição de vereador como existe no caso de prefeito, que só pode cumprir dois mandatos consecutivos no cargo.

Eleição proporcional

A eleição para vereador é proporcional, o que significa que nem sempre os mais votados conseguem um cargo na Câmara Municipal. Isso porque o Código Eleitoral prevê a aplicação dos quocientes eleitoral e partidário para esse tipo de votação.

O total de vagas para a Câmara de Vereadores depende do tamanho da população de cada cidade, conforme definido pelo inciso IV do artigo 29 da Constituição Federal.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais