Notícias

EUA não estão envolvidos em ‘nenhuma operação ofensiva’, diz Antony Blinken

Segundo o secretário de Estado dos EUA, Washington está comprometido em diminuir as tensões no Oriente Médio

Da Redação

Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken
Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken
Agência Brasil

Antony Blinken, o secretário de Estado dos Estados Unidos, declarou nesta sexta-feira (19) que o país não está envolvido com nenhuma operação ofensiva após ataques serem registrados no Irã. Segundo ele, Washington está comprometido em diminuir as tensões na região. 

“Não vou falar sobre isso, exceto para dizer que os Estados Unidos não estiveram envolvidos em nenhuma operação ofensiva”, declarou Antony Blinken em entrevista coletiva que encerrou uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G7 na Itália.

Em outra conferência de imprensa, momentos antes de Blinken, o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani, pontuou que os Estados Unidos foram “informados no último minuto”, mas não deu mais informações.

“A origem estrangeira do incidente não foi confirmada. Não recebemos nenhum ataque externo e a discussão pende mais para a infiltração do que para o ataque”, afirmou o alto funcionário iraniano à agência de notícias Reuters, sob condição de anonimato.

Autoridades iranianas dizem que as defesas aéreas derrubaram três drones há algumas horas, acionando sirenes. O país minimiza o incidente. Até o momento, Israel ainda não confirmou a autoria do ataque. 

O que diz a embaixada do Brasil no Irã

O embaixador do Brasil no Irã, Eduardo Gradilone, declarou que os ataques israelenses ao território iraniano foram pontuais e não colocam em risco a comunidade brasileira no país, que é de cerca de 150 pessoas. 

Segundo ele, a embaixada está em contato com a comunidade brasileira e orientou que estoquem comida, água e até pilhas, caso seja necessário carregarem celulares e lanternas se houver queda de energia na região onde essas pessoas moram. 

À BandNews FM, o embaixador do Brasil no Irã afirmou que ainda há muitas informações contraditórias sobre as explosões registradas em Isfahan. De acordo com Gradilone, as representações diplomáticas estão tentando checar o que aconteceu com as autoridades locais. 

Os aeroportos, segundo informações do embaixador, estão reabrindo, assim como os espaços aéreos da região. A comunidade brasileira está sendo instruída por meio de mensagens enviadas pelo WhatsApp.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais