Notícias

Historiadora Isabel Lustosa fala sobre os reflexos da Proclamação da República

Programa Canal Livre analisa acontecimentos marcantes e todos personagens daquele momento histórico

Da Redação, com Canal Livre

A Proclamação da República no Brasil completa 132 anos nesta segunda-feira (15) e a historiadora Isabel Lustosa será entrevistada pelo Canal Livre neste domingo. Ela falará sobre os acontecimentos marcantes, os personagens e os reflexos daquele período nos dias de hoje.

A apresentação é de Rodolfo Schneider. Os jornalistas Fernando Mitre e Lana Canepa completam a bancada. O programa vai ao ar a partir das 20h no BandNews TV, e depois do Cine Ação na tela da Band.

Lustosa analisou o que acontecia no Brasil no Século XIX, explicou como a monarquia foi encerrada e também descreveu os primeiros dias do Brasil como República. A historiadora chamou atenção para uma curiosidade sobre Marechal Deodoro.

"O homem que proclamou a República no Brasil era monarquista. Ele foi levado à República. Mas era principalmente militar. E os militares estavam insatisfeitos com o governo depois da Guerra do Paraguai", comentou Isabel Lustosa.

A conversa abordou inclusive personagens pouco destacados na história da Proclamação da República. E no final Isabel analisou como tem sido a evolução da República brasileira ao longo desses anos.

“A sensação que dá, analisando esses cento e tantos anos de história, é de uma coisa que vai e volta. Surgem elementos, como esses positivistas, que mesmo com seus autoritarismos, querem fazer o Brasil crescer. Mas aparecem retrocessos e golpes. Não é que a gente está enxugando um gelo. Mas é aquele jogo de ‘volte 5 casas, volte pro começo’. A gente está correndo risco de voltar pro começo”.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais