Um incêndio atingiu galpões de indústrias na Rua das Antilhas, no Jardim Califórnia, em Barueri (SP), próximo à Rodovia Castelo Branco, no fim da manhã desta quinta-feira (26). Segundo André Elias, capitão e porta-voz do Corpo de Bombeiros, durante o trabalho de rescaldo, foram encontrados os corpos carbonizados de uma mulher de 32 anos e três crianças, uma delas com 11 meses de vida, em um imóvel anexo ao local.
Segundo disseram os Bombeiros ao Brasil Urgente, há oito feridos com queimaduras em hospitais da região, com pelo menos quatro em estado grave, que devem ser transferidas para o Hospital Geral de Vila Penteado, na zona norte da capital, referência nesse tipo de atendimento. Outras pessoas foram atendidas após inalar a fumaça provocada pelo fogo.
O pai das vítimas fatais sofreu queimaduras ao tentar salvar a mulher e os três filhos do incêndio, que viviam no local. O filho adolescente do casal estava na escola e não se feriu.
A intensidade das chamas, com altas labaredas, produziu uma fumaça preta densa, que podia ser vista a pelo menos 10 quilômetros do local, já que os galpões atingidos eram uma indústria de recicláveis plásticos e outra de produtos químicos.
O Corpo de Bombeiros ainda não tem pistas do que causou o fogo, que começou por volta das 11h30. Atuaram no local 18 viaturas e 57 homens. Funcionários da Enel foram ao local para desligar a rede elétrica. Homens da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) também estão dando apoio aos bombeiros, assim como a Defesa Civil, que analisa imóveis ao redor afetados pelo calor das chamas.
Os elementos químicos altamente inflamáveis ainda representam uma ameaça ao trabalho de rescaldo, agravado pelo fato do dia de forte calor e baixa umidade relativa do ar na região metropolitana de São Paulo.
Além dos galpões, três casas foram atingidas pelas chamas. Nas ruas próximas ao local, carros também acabaram incendiados, já que parte dos produtos químicos inflamáveis se espalharam por meio da rede pluvial e de esgoto por ruas próximas ao local, que é um polo industrial, mas que tem bairros residenciais em seu entorno. Houve algumas explosões na região.
As aulas de nove escolas da rede municipal de Barueri foram suspensas por causa dos gases emitidos pela queima dos produtos químicos. Idosos que viviam em um asilo próximo ao local foram levados para uma igreja em Alphaville. Alguns moradores do bairro próximo também deixaram suas casas, por causa da fumaça densa e gases expelidos no ar. Quinze quarteirões ficaram sem energia elétrica.