Assembleia de Minas Gerais abre licitação para bancar jatinho para deputados

Aeronave com capacidade mínima de seis passageiros vai ser colocado à disposição para viagens a trabalho no interior e em outros estados

Luciano Dias

A Assembleia de Minas Gerais abriu uma licitação para bancar aos deputados um luxo a que pouquíssimos brasileiros têm direito: viajar de jatinho. A aeronave com capacidade mínima para seis passageiros vai ser colocado à disposição dos deputados estaduais para viagens a trabalho ao interior de Minas Gerais e outros estados. 

A licitação também conta com o aluguel de um bimotor turboélice, que já é usado pelos parlamentares. O edital não traz o valor que será gasto com os dois aviões. Para o especialista em direito público Carlos Barbosa, falta transparência. "É importante que ela traga os valores, que ela traga a documentação que justifique essa aquisição", explica. 

A Assembleia justificou que os jatinhos devem facilitar o deslocamento pelo estado, um dos maiores do Brasil, com quase 900 cidades. Além disso, afirmou que as linhas regulares não atendem todos os municípios. A licitação também traz regras, como a que o jatinho deve ser alugado para percurso mínimo de 800km contando ida e volta, por viagem. Ou seja, caso o deputado vá de Belo Horizonte a Juiz de Fora, não poderia usar a aeronave, já que o percurso é de 500km. 

Só no primeiro semestre de 2023, a assembleia mineira já gastou mais de R$ 2 milhões com viagens de deputados e servidores. O montante inclui toda a despesa da Casa com transporte no período, seja terrestre ou aéreo, e já supera os gastos de 2022. Em todo o ano passado, o valor gasto em viagens foi de R$ 2,3 milhões.

Mais notícias

Carregar mais