Jornal da Band

Projeto Band nos 200 anos da Independência

Série de reportagens especiais traz uma imersão à História do Brasil

Da Redação

A obra 'Independência ou Morte' foi pintada por Pedro Américo entre 1886 e 1888
A obra 'Independência ou Morte' foi pintada por Pedro Américo entre 1886 e 1888
Reprodução

A caminho do bicentenário da Independência do Brasil, o jornalismo da Band preparou um projeto mais do que especial que mergulha em momentos marcantes da nossa história. 

São grandes reportagens em séries feitas em esforço conjunto de várias áreas da emissora, com a mais alta qualidade e rigor em pesquisa, reportagem, captação de imagens e especialmente em videografia, desenvolvendo uma linguagem especial para animar momentos que nos ajudam a entender a história do Brasil.

O projeto, idealizado pelo diretor nacional de Jornalismo Fernando Mitre, tem a duração marcada de um ano e conta com depoimentos dos mais relevantes historiadores em atividade. Com consultoria de Heloisa Starling, estão conosco José Murilo de Carvalho, Lilia Schwarcz, Milton Teixeira, Wlamyra Ribeiro de Albuquerque, Marco Morel, Antônio Fernando Costella, Zulu Araújo (arquiteto e pres. da Fundação Pedro Calmon), e muitos outros.

O pontapé inicial se deu em setembro de 2021 com uma série de seis reportagens abordando aspectos gerais da nossa Independência, gravadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Lisboa.

Até 7 de setembro de 2022 exibiremos várias matérias e séries especiais sobre os movimentos que contribuíram para o processo de independência do Brasil. Nossos repórteres percorreram o Brasil para contar a história das Conjurações Mineira, Baiana, Carioca e Revolução Pernambucana, além de destacar personagens que tinham ideias de liberdade e igualdade em pleno século XVIII.

Importantes nomes, como José Bonifácio e Imperatriz Leopoldina, também serão retratados em matérias especiais que destacam suas influências na independência.

Destacaremos ainda as mulheres que quebraram tabus e mostraram sua força lutando por um Brasil livre e a relação do surgimento da imprensa com o processo de separação de Portugal.

Até a data do bicentenário, as matérias serão exibidas pelo jornalismo da Band (TV e Digital) e na BandNews. 

Todo este material ficará reunido no site dedicado ao projeto e nas redes sociais do jornalismo da Band.

Vem muito mais até 7 de setembro de 2022! Fiquem ligados!

Tópicos relacionados