Jornal da Band

Com menos restrições, número de casamentos no Brasil aumenta 30% em 2021

Casas de festas e buffets têm fila diante da demanda reprimida provocada pela pandemia

Mariana Procópio, do Jornal da Band

Casas de festas e buffets estão com fila para festas de casamento -- afinal, foram quase dois anos de adiamentos em decorrência da pandemia da Covid-19.

Marca Cabral e Hugo Schaffel, por exemplo, estão às vésperas do dia do enlace. Do convite aos mimos para os convidados, tudo foi planejado nos mínimos detalhes.

Depois de 18 anos de namoro, a comissária de bordo e o piloto se casam no dia 28 de novembro. E suaram para conseguir uma data disponível.

“Sensação de muita ansiedade, perspectiva positiva, de que tudo está voltando ao normal. Para a gente é uma coisa muito boa e positiva que está acontecendo agora”, disse Marta.

“O fechamento da data, a gente teve que esperar um pouco”, contou Hugo.

“Nós queríamos para outubro, por exemplo. Em 3 de outubro, daria, mas alguns fornecedores não poderiam estar presentes”, acrescentou ela.

Entre janeiro e outubro de 2021, o número de casamentos aumentou quase 30% no Brasil em comparação com o mesmo período de 2020. Uma das explicações é que existe uma demanda reprimida - já que, por conta das restrições no ano passado, muita gente acabou adiando os planos.

Mesmo agora, com o avanço da vacinação, a preferência é por espaços ao ar livre. O mercado anda tão aquecido que uma casa de festas na beira da praia no Rio de Janeiro triplicou o número de funcionários para atender a demanda.

“Para você ter ideia, minha agenda de 2022 esgotou todos os finais de semana”, contou Rafael Costa, sócio do espaço.

Resta saber se essa onda vai continuar. Até 2019, o número de casamentos vinha caindo.

Tópicos relacionados