Jornal da Band

Como o ouro e a Conjuração Mineira influenciaram na Independência do Brasil

Corte Portuguesa explorou o ouro de Minas Gerais e despertou a ira da população local

Da Redação, com Jornal da Band

O Jornal da Band exibiu nesta segunda-feira (22) uma reportagem do projeto especial "Band nos 200 anos da Independência". Até setembro do ano que vem, você vai acompanhar detalhes surpreendentes de momentos essenciais da história brasileira.  

Dessa vez o assunto é a Conjuração - ou Inconfidência - Mineira. A história começou por causa do ouro, que levou muitas pessoas para Minas Gerais entre 1690 e 1750. E a Corte Portuguesa também ficou de olho nessa região. 

Em poucos anos a Vila Rica, hoje Ouro Preto, passou a ser uma das cidades mais povoadas da América Latina. Mas a Corte passou a criar formas de controlar a extração, afinal aquele bem iria acabar em algum momento. 

Os impostos criados ficaram cada vez mais altos, geraram dívidas e causaram revolta. 

Os chamados “conspiradores” marcaram um motim para se livrar de Portugal e criar uma República. Iluministas se juntaram a eles e incluíram outras pautas, como o desejo de independência e de criação de uma república independente de Portugal. 

Proprietários rurais,  intelectuais, padres e militares se uniram. Entre eles estava o líder Joaquim José da Silva Vavier, o Tiradentes, que morreu quando o plano foi por água abaixo. Essa história será melhor contada no próximo episódio de "Band nos 200 anos da Independência".

Tópicos relacionados