Jornal da Band

Como US$ 130 mil pagos a ex-atriz pornô tornou Trump réu em julgamento inédito

Na entrada do tribunal, Donald Trump, pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, disse que o julgamento é uma armação política

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Trump é julgado em caso de suposta propina a ex-atriz pornô
Jeenah Moon/Reuters

Após inúmeras tentativas de adiamento e arquivamento do caso, o ex-presidente Donald Trump compareceu ao tribunal de Nova York para o início de um julgamento considerado histórico.

O republicano é acusado de adulterar balanços contábeis das organizações Trump para ocultar uma propina de 130 mil dólares paga a ex-atriz pornô Stormy Daniels. A intenção era fazer com que ela não revelasse um caso que os dois tiveram no passado e que poderia manchar a imagem dele antes das eleições de 2016.

Trump não é acusado pelo pagamento do silêncio da atriz, mas por ter declarado o dinheiro como gasto de campanha. Se condenado, o ex-presidente pode pegar até quatro anos de prisão.

Os primeiros dias do julgamento serão dedicados à escolha do júri, composto por 12 pessoas. A expectativa é de que o veredicto saia em até dois meses.

Corrida eleitoral

Na entrada do tribunal, Trump, pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, disse que o julgamento é uma armação política.

Pela lei americana, mesmo que seja condenado e preso, Trump poderá concorrer às eleições de novembro. Apesar das acusações, o magnata continua à frente de Joe Biden em algumas pesquisas de intenção de voto, sobretudo em estados-chave para a disputa, como Michigan e Arizona.

Outros 3 processos

Trump ainda é alvo de outros três processos criminais. Um no estado da Geórgia, onde é acusado de tentar reverter o resultado da eleição de 2020 e outros dois em tribunais federais, por incitar a invasão ao Capitólio, em 2021, e por manter documentos secretos do governo após deixar a presidência dos EUA. Esses casos só devem ser julgados depois da eleição de novembro.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.