Jornal da Band

Daniel Alves muda advogado de defesa em processo de agressão sexual

Cristóbal Martell tem uma longa lista de clientes famosos, como políticos, Lionel Messi e o clube Barcelona em uma disputa com Neymar

Por Felipe Kieling

Daniel alves
Daniel alves
Daniel alves

O jogador Daniel Alves mudou de advogado de defesa no caso que investiga uma suposta agressão sexual contra uma mulher de 23 anos em uma boate em Barcelona, na Espanha.

Cristóbal Martell tem uma longa lista de clientes famosos, como políticos, Lionel Messi e o clube Barcelona em uma disputa com Neymar.  A expectativa é que o novo advogado recorra da decisão da Justiça e peça o relaxamento da prisão em troca de restrições como a apreensão do passaporte ou a proibição de deixar o país.

A lei contra violência sexual na Espanha mudou ano passado e se tornou uma das mais avançadas do mundo. Ela é conhecida como 'Só o sim é sim' e foi aprovada após pressão popular diante de um caso que chocou o país.

"]

Foi em 2016, durante a Festa de São Firmino, em Pamplona. Cinco homens estupraram uma mulher que estava alcoolizada. Os agressores - que se comunicavam por um chat de Whatsapp chamado "A Manada" - foram condenados por abuso sexual e não estupro. A sentença mais branda levou milhares de pessoas às ruas e pressionou os políticos a agirem. 

A nova lei - aprovada em 2022 - determina que o consentimento precisa ser explícito.

A porta-voz do governo da Catalunha afirmou que o caso Daniel Alves demonstra o fim da impunidade a famosos na Espanha e que há uma mensagem clara: a violência sexual não passará impune. Se condenado, o brasileiro pode pegar até 12 anos de prisão.

Tópicos relacionados