Jornal da Band

Dias Toffoli dá ultimato ao Congresso sobre PL das Fake News

Caso o projeto de lei não seguir, ação será julgada pela Supremo Tribunal Federal

Da redação

Dias Toffoli dá ultimato ao Congresso sobre PL das Fake News
Dias Toffoli dá ultimato ao Congresso sobre PL das Fake News
Agência Brasil

O ministro Dias Toffoli deu um ultimato, nesta terça-feira (09), ao Congresso Nacional e avisou que os parlamentares têm até junho para decidir o futuro do PL das Fake News. Caso contrário, o STF vai julgar a ação que quer responsabilizar as redes sociais pelo conteúdo publicado nas plataformas.

As chamadas big techs entraram na Justiça contra a quebra de sigilos de usuários com base no marco civil da internet, aprovado em 2014.

A legislação estabeleceu os direitos e deveres de usuários e provedores, além da proteção dos dados. Mas eles podem ser compartilhados com a Justiça em caso de decisões judiciais, diante de conteúdos de ódio, antidemocrático ou criminoso.

O voto de dias Toffoli está pronto desde maio do ano passado, mas foi retirado de pauta para aguardar uma decisão do Congresso sobre o PL das Fake News. A Câmara discute o tema desde 2020 e o projeto foi engavetado no começo do ano passado por falta de acordo.

Arthur Lira disse a aliados que o projeto está contaminado pela polarização política e ouviu sugestões para trocar o relator da matéria, Orlando Silva, do PCdoB. A avaliação de parte do Congresso é de que o parlamentar não conseguiu construir "um consenso mínimo" para a proposta. Nesta terça-feira (9), Lira reuniu líderes partidários, que decidiram criar um grupo de trabalho para discutir uma nova proposta e indicar um novo relator

Alexandre de Moraes, alvo principal das últimas postagens de Elon Musk, foi convencido por colegas do supremo a não entrar na "guerra de narrativas". 

O ministro vai esperar para ver se o empresário descumprirá as determinações judiciais. Se for o caso, Moraes determinou multa diária de R$ 100 mil. Advogados da rede social X (ex-Twitter) já disseram ao STF que o site é operado nos Estados Unidos, mas Moraes negou o recurso.

Ataque a Lula

O bilionário Elon Musk subiu o tom e agora citou diretamente o presidente brasileiro. O dono da rede social disse que o ministro Alexandre de Moraes é um ditador que tem Lula na Coleira.

Sem apresentar provas, o empresário acusou o ministro do Supremo e presidente da Justiça Eleitoral de tirar Lula da cadeia e beneficiá-lo durante as eleições.

Em resposta, sem citar o nome de Musk, Lula fez uma referência à Spacex, outra empresa do bilionário sul-africano, dizendo que o bilionário tem que viver na Terra. 

“Tem até bilionário tentando fazer foguete, tentando fazer viagem para ver se encontra espaço lá fora, não tem. Ele vai ter que aprender a viver aqui”, disse.

Tópicos relacionados