Duque de Caxias desobedece o Plano Nacional de Imunização

Duque de Caxias desobedece o Plano Nacional de Imunização

Da Redação, com Jornal da Band

Volta da vacinação em postos de Duque de Caxias  Divulgação/Prefeitura de Duque de Caxias
Volta da vacinação em postos de Duque de Caxias
Divulgação/Prefeitura de Duque de Caxias

A prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, está desobedecendo de maneira deliberada o Plano Nacional de Imunização. Pior: a ação produz aglomerações de pessoas em busca da vacina.

Dois dias depois de ter encerrado a vacinação em idosos por falta de doses a cidade de Duque de Caxias retomou a imunização, para pessoas a partir de 60 anos, com muitas reclamações neste fim de semana.

Com medo, idosos dormiram na fila de um posto no bairro Parque Paulista. O analista de logística Carlos Rangel levou a mãe no local e ficou surpreso com a longa fila já formada no dia anterior.

Poucas horas depois do início da vacinação muitos receberam a informação que as doses tinham acabado. A psicóloga Viviane Cruz foi em 3 dos 15 postos disponibilizados, mas não conseguiu imunizar os pais. Segundo ela, pessoas com 55 anos foram vacinadas.

De acordo com o Governo Federal, a vacinação para pessoas abaixo de 59 anos será a fase três do Plano Nacional de Imunização. Nessa etapa será contemplada apenas pessoas com doenças preexistentes ou de determinada categoria.

A Prefeitura de Duque de Caxias chegou a ser notificada judicialmente no mês passado por não seguir o calendário de vacinação.

Questionada sobre o fim das doses antes do horário previsto, a Prefeitura disse que as interrupções foram temporárias e que para manter um armazenamento adequado os locais eram reabastecidos de acordo com a necessidade.

Quanto a imunização de pessoas com 55 anos, o órgão confirmou que tem feito a vacinação, mas apenas no caso em que o grupo prioritário não esteja presente.

Mais notícias

Carregar mais