No primeiro discurso como líder político do Reino Unido, Rishi Sunak tocou na principal questão hoje para os britânicos: a profunda crise econômica e destacou que foi escolhido para consertar erros.
A antiga premiê, Liz Truss, que resistiu apenas 45 dias no cargo, caiu após apresentar um plano econômico sem responsabilidade fiscal. O valor da libra despencou, os juros aumentaram e a confiança de investidores internacionais no Reino Unido ficou abalada.
Rishi Sunak é conhecido por ser um político pragmático. Esse é um governo que promete não ter o populismo de Boris Johnson ou medidas consideradas radicais na economia como a antecessora Liz Truss.
Ex-banqueiro e ex-ministro da Economia, ele conhece como funciona o mercado e já sinalizou que o Reino Unido deve seguir um caminho mais conservador. A dívida externa - que já está em quase 100% do PIB - deve ser mais controlada. Em contrapartida, os investimentos públicos devem cair e os impostos para a população subir. Isso em meio a uma inflação superior a 10% e diversas greves por conta do alto custo de vida.