Um relatório do centro de controle de doenças dos Estados Unidos mostrou que mais de 180 mil pessoas morreram por overdose de drogas nos últimos 12 meses no país.
Entre as drogas que mais fizeram vítimas estão os opioides, que são medicamentos que agem no sistema nervoso aliviando dores pelo corpo. O problema é que o uso contínuo pode causar dependência.
Um desses opioides sintéticos, o Fentanil, tem sido considerado o grande desafio para as autoridades em saúde nos EUA. O Fentanil é um pó branco que tem sido misturado por traficantes com outras drogas sem o conhecido do usuário. A combinação pode ser fatal.
Grandes farmacêuticas são acusadas de alimentar a epidemia de opioides que matou mais de 600 mil pessoas nas últimas duas décadas.
A Johnson e Johnson, por exemplo, e três distribuidoras de remédio fecharam um acordo bilionário para encerrar uma avalanche de processos pelo país.
Um novo relatório com 1,4 mil arquivos de outra gigante do setor, a Mallinckrodt, revelou que a empresa tinha uma lista com centenas de médicos que prescreviam seus opioides sem justificativa.