Jornal da Band

EUA registrou 45 ataques a tiros só no último mês

Ação mais recente deixou oito mortos em Indianápolis

Da Redação, com Jornal da Band

Os Estados Unidos voltaram a sofrer episódio com ataque a tiros. Desta vez, a ação em Indianapolis deixou oito mortos e cinco feridos. As informações são do correspondente Eduardo Barão, para o Jornal da Band.

Só no último mês foram 45 ações do tipo em diferentes partes do país. Apenas em 2021, 12 mil pessoas morreram vítimas de armas de fogo. 

O mais recente ataque ocorreu na noite da última quinta (15), em Indianapolis, quando Brandon Hole, de 19 anos, começou a disparar em um centro de distribuição de produtos da empresa de transportes Fedex. 

Segundo testemunhas, Hole não falou nada, entrou atirando e em cerca de dois minutos deixou um saldo trágico de 7 mortos e 5 feridos, até tirar a própria vida com a chegada da polícia. 

A Casa Branca ordenou que as bandeiras em todos os prédios públicos fossem colocadas a meio mastro em homenagem às mais recentes vítimas. E o presidente Joe Biden voltou a exigir mudanças no controle de armas no país. 

Medidas como a checagem de antecedentes criminais e banimento da venda de armas de grosso calibre foram promessas da campanha do presidente americano, mas as mudanças tem sido barradas sistematicamente no Congresso, em especial pelos republicanos.