Jornal da Band

Europa enfrenta maior onda de calor dos últimos 20 anos

Meteorologistas preveem que no sul na França as temperaturas fiquem entre 35 a 40 graus a partir de quarta-feira (15)

Por Sonia Blota

A Europa enfrenta a maior onda de calor dos últimos 20 anos. Na região de Andaluzia, no sul da Espanha, os termômetros bateram os 43 graus.

Um incêndio florestal nas montanhas do país fez dois mil moradores deixarem as casas às pressas. Três bombeiras se feriram.

Além de Espanha, Portugal e França também sofrem com o tempo seco e o sol forte. Oficialmente, o verão começa na semana que vem, só que as prefeituras francesas precisaram reforçar medidas urgentes como o racionamento de água. No campo, o solo seco deve prejudicar muito a próxima safra de grãos.

A onda de calor precoce e extrema chega através de uma grande nuvem de ar quente do norte da África.

Meteorologistas preveem que no sul na França as temperaturas fiquem entre 35 a 40 graus a partir de quarta-feira (15). As autoridades de saúde pedem atenção ao fenômeno que se chama “Canicule”, onda de calor que pode persistir por duas semanas

Durante esse fenômeno, o risco de desidratação é muito maior, especialmente em idosos e crianças. A recomendação das autoridades de saúde é ingerir muita água, usar filtro solar e evitar exercícios físico sob sol forte.

Tópicos relacionados