Jornal da Band

Fogo em parque estadual de SP é controlado após 40 horas

Bombeiros resfriam o solo e voluntários buscam por animais silvestres feridos pelas chamas

Juliano Dip, do Jornal da Band

O resgate de animais faz parte do trabalho dos Bombeiros que combateram por 40 horas um incêndio no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na grande São Paulo, controlado somente no início da madrugada desta terça-feira (24).

A operação, que envolveu cerca de 300 pessoas entre Bombeiros, Guarda Civil, brigadistas e voluntários teve auxílio de um avião e um helicóptero para espalhar 7 mil litros de água na região. Agora, eles fazem o resfriamento do solo como forma de prevenção. 

A prefeitura de Franco da Rocha estimou que 80% da área do parque foi queimada - 1.600 dos 2.000 hectares. Enquanto isso, por terra, segue o trabalho de resgate dos animais.

“Suçuarana a gente encontra aqui, tatu, tem quati, capivara, paca. Então, tem uma infinidade de bichos aqui”, explica Adriano Candeias de Almeida, gestor do parque estadual.

Dos sete animais resgatados até então, um tatu segue sob cuidados. Apesar de não ter tido o corpo atingido pelas chamas, ele ficou debilitado, sem alimento e hidratação.

Os Bombeiros encontraram aquilo que pode ser a prova do crime: os restos da estrutura de um balão, encontrados no meio da mata, no local onde começaram as chamas.

“No domingo, assim que eu entrei umas 8h, que é o horário que o parque abre, eu já vi que tinha vários balões circulando”, relatou uma frequentadora do local.

Pelo menos sete homens foram detidos e um advogado, de 44 anos, assumiu a autoria do crime. Ele pagou fiança de R$ 3 mil e foi solto.

Tópicos relacionados