Israel resgatou quatro reféns durante uma operação na Faixa de Gaza, neste sábado (08). Pelo menos 93 palestinos ficaram feridos durante o resgate, além de um soldado israelense morto em combate.
Os reféns tinham sido sequestrados pelo Hamas nos ataques de 7 de outubro do ano passado. Uma das reféns é Noa Argamani, de 26 anos, foi vista em um vídeo sendo sequestrada de moto pelos terroristas, enquanto era separada do namorado. Os outros 3 reféns resgatados são homens e têm 21, 27 e 40 anos.
Eles estavam em dois cativeiros separados em Nuseirat, um campo de refugiados no centro da Faixa de Gaza.
Um porta-voz do exército israelense disse que a operação de resgate foi "complexa e difícil".
O Hamas afirmou que a libertação dos reféns é um "sinal de fracasso, não uma conquista" e que o grupo ainda teria em seu poder 130 reféns.
Desde o 7 de outubro, quando o Hamas invadiu Israel e matou cerca de 1200 judeus, já são oito meses de bombardeios israelenses contra a Faixa de Gaza. Pelo menos 37 mil palestinos foram mortos nesse período. A grande maioria, civis inocentes, mulheres e crianças.
Os apelos internacionais por um cessar-fogo diante do massacre de civis se sucedem.
A última proposta feita por Israel foi apresentada pelo presidente americano Joe Biden. É um plano para uma pausa nos ataques por 6 semanas em troca da libertação de reféns. O Hamas ainda não aceitou, pois o grupo quer uma trégua permanente.