Juliana Rosa: alta do PIB mostra economia resiliente, mas perdendo força

Comentarista de economia explicou os motivos do crescimento de 0,1% da economia brasileira no terceiro trimestre

Por Juliana Rosa

Juliana Rosa, comentarista de economia da Band, participou do Jornal da Band e analisou a alta de 0,1% do PIB brasileiro no terceiro trimestre de 2023, segundo dados divulgados pelo IBGE. Segundo a analista, o resultado é positivo para a economia do país, mas dá sinais de desaceleração.

“O crescimento da economia acima do previsto, alta de 0,1% na comparação com o segundo trimestre, está longe de ser um resultado forte, mas diante de condições difíceis, juros altos, endividamento elevado, se esperava queda do Produto Interno Bruto. A economia tem se mostrado resiliente, mas perde força”, explicou Juliana.  

A comentarista, o maior risco para a economia continua sendo os juros altos, que afetou setores fundamentais para o PIB.  

“A construção civil segue em queda sofrendo com juros altos. A agropecuária caiu, mas é normal nessa época, porque o auge da colheita é começo do ano. Teve queda nos investimentos, porque os juros estão altos. A previsão para o crescimento esse ano aumentou para 3%”, disse a analista.

No acumulado do ano até o terceiro trimestre de 2023, o PIB cresceu 3,2% em relação a igual período de 2022. Nessa comparação, a Agropecuária (18,1%), a Indústria (1,2%) e os Serviços (2,6%) ficaram no campo positivo.  

O ministro da economia, Fernando Haddad, comemorou o desempenho do PIB, mas pediu mais cortes da taxa de juros pelo Banco Central para o avanço da economia. “O Banco Central precisa fazer o trabalho dele", afirmou Haddad durante uma live ao lado do presidente Lula. 

Mais notícias

Carregar mais