Jornal da Band

Justiça dos EUA condena pais de autor de chacina em escola a 15 anos de prisão

Decisão inédita pode abrir precedente para outros casos parecidos de massacres cometidos por adolescentes

Por Eduardo Barão

Em uma decisão inédita, os pais de Ethan Crumbley, que matou quatro estudantes em um ataque a tiros em uma escola de Michigan em 2021, foram condenados a até 15 anos de prisão. James e Jennifer Crumbley foram considerados culpados por não identificar que o filho poderia cometer a chacina. 

A condenação foi de 15 anos, mas a juíza autorizou a redução de pena para 10 anos, caso os dois apresentem bom comportamento na cadeia. Na época do crime, Ethan, que tinha 15 anos, apresentava delírios frequentes. 

Mesmo assim, o adolescente ganhou uma arma de presente dos pais e passou a fazer aulas de tiro. No dia do massacre, uma professora viu o desenho de um revólver em uma apostila de exercícios de Ethan. 

O casal foi chamado para a escola, mas se negou a levar o filho e omitiu o fato dele ganhar o revólver. Assim que os pais foram embora, Ethan, que estava com uma pistola na mochila, cometeu o massacre. 

É a primeira vez que os pais são considerados culpados por crimes graves cometidos por um filho. A decisão de Michigan agora pode ser replicada em outros casos que aguardam julgamento. Ethan Crumbley, que se declarou culpado, foi sentenciado a prisão perpétua, sem direito à liberdade condicional. 

Tópicos relacionados