Jornal da Band

Ligações de telemarketing terão que ser identificadas por código em 2022

Código 0303 irá identificar a clientes que chamada pretende oferecer produtos ou serviços

Bárbara Guimarães, do Jornal da Band

O telefone toca e aparece na tela um número desconhecido. Do outro lado da linha, um robô ou um atendente de telemarketing. As ofertas podem ser bem-vindas, mas o problema é quando empresas insistem em oferecer produtos indesejados ou perturbam em horários inconvenientes.

A partir de 2022, as empresas de telefonia vão ter que usar o mesmo prefixo para ligar para os clientes: o 0303. Assim, quando você receber uma ligação que comece com esses quatro números, já vai saber do que se trata.

A regra é da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). As operadoras de telefonia móvel têm até três meses para implantar o sistema. Para as empresas de telefonia fixo, o prazo é de seis meses.

Para especialistas, a medida é bem-vinda. “Torna mais fácil o consumidor identificar no seu aparelho que a chamada é uma chamada de telemarketing ativo – ou seja, que vai ser oferecido produto ou serviço para ele por telefone – e também a fiscalização por quem é de direito”, disse Ricardo Chiminazzo, advogado especialista em direito do consumidor.

Tópicos relacionados