João Filipe Barbieri foi preso nesta quarta-feira (21) na favela do Jacaré, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, comandada por uma das maiores facções criminosas do RJ. Ele foi levado para a Cidade da Polícia, na Zona Norte.
Condenado a 27 anos de prisão por tráfico internacional de armas e associação para o tráfico, Barbieri estava foragido desde novembro do ano passado, quando deixou a cadeia pela porta da frente, com um alvará de soltura falso.
Em dois meses de monitoramento, os investigadores descobriram que Barbieri passou pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. E que a volta dele para o Rio de Janeiro foi para tentar receber, pelo menos, R$ 500 mil de outros criminosos que compraram armas em negociações passadas, que ainda não tinham pago as dívidas.
João é enteado de Frederick Barbieri, considerado o Senhor das Armas, que está preso no Estados Unidos acusado de ser o chefe da quadrilha que enviou mais de mil fuzis para o Brasil - parte das armas veio escondida dentro de aquecedores de piscina.
Os outros dois presos que também conseguiram sair da cadeia com alvarás falsos já foram detidos.