No inverno, as roupas quentes e pesadas são "resgatadas" do fundo do armário e passam a fazer parte do vestuário do dia a dia. Mas será que, assim como nós, os pets também precisam de proteção extra quando a temperatura cai? A veterinária Juliana Bulhões afirma que nem todo animal doméstico precisa usar roupa no frio.
Segundo a especialista, forçar o bichinho a usar roupinhas pode fazer mal e até causar febre. Isso porque a temperatura corporal dos animais é mais alta que a nossa. "Animal de pelo longo, que fica dentro de casa ou que está dentro de um abrigo, não precisa de roupa. Você pode colocar uma roupinha na hora de passear", explica a veterinária.
"Para o animal de pelo curto ou o animal que fica fora da casa no quintal, no espaço aberto, o ideal é que a gente coloque roupa nele nesses dias muito frios para que ele fique protegido", completa.
Dica: deixe sempre um cobertor quentinho por perto para que o próprio cachorro, por exemplo, busque e sinalize quando sentir frio. Outro truque é tocar a orelha do animal para ver se está muito gelada. Vale também observar o comportamento do pet nos dias mais frios.
Mais frio, menos banho
No frio, é bom diminuir a quantidade de banhos e optar apenas pela tosa higiênica. A saída é usar um produto para banho seco.
"O ideal é umedecer um pano, passar no animal e, em seguida, passar a rasqueadeira. O animal não vai ficar molhado, vai ficar cheirosinho e limpo", finaliza Juliana Bulhões.