Jornal da Band

'Nossa Cidade': Cobertura das eleições de 2024 já começou na Band

Programa discute os principais desafios do dia a dia de milhares de cidades pelo Brasil

Por Márcio Campos

Saúde, transporte, educação e segurança. Os principais temas do dia a dia já são destaque no “Nossa Cidade”, programa exibido nas emissoras do Grupo Bandeirantes em todo o país.

O “Nossa Cidade” é uma das inovações da Band para a cobertura das eleições neste ano. O espaço é exclusivo para abordar os problemas e soluções de cada município.

O IGMA - Índice de Gestão Municipal Áquila, é uma das principais ferramentas usadas pelas emissoras da Band, espalhadas pelo país, para discutir os desafios de cada cidade. Essa é a primeira plataforma digital baseada em inteligência artificial a contemplar dados de todos os municípios brasileiros. 

São 67 indicadores distribuídos entre seis pilares. É com base neste trabalho que a Band há três anos reconhece as melhores gestões no “Prêmio Band Cidades Excelentes”, conhecido como ‘Oscar brasileiro’ da gestão pública. 

As discussões vão ser aprofundadas no programa “Band Eleições", previsto para começar em maio. Serão três edições locais e uma nacional, porque afinal de contas, as eleições municipais pavimentam o cenário da política para as disputas que acontecem dois anos depois, para os governos estaduais e a presidência da república.

“Há vários saltos de qualidade previstos no nosso projeto de cobertura este ano. Inclusive novidades nos debates, mas a vida nas grandes cidades e nas pequenas também. O dia a dia da população, desafios, problemas e principalmente a busca por soluções, isso será central no nosso trabalho. Esse trabalho terá como companheiro permanente o nosso convidado especial que é o eleitor. O eleitor terá presença intensa na Band este ano”, diz Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo do Grupo Bandeirantes.  

Os debates estão chegando

Mantendo a tradição, a Band já está agendando os primeiros debates. No primeiro turno, os encontros entre os candidatos à prefeitura vão acontecer entre os dias dois e oito de agosto. Onde houver segundo turno, os dois mais votados se encontrarão entre os dias oito e dez de outubro.

No dia da votação, a Band terá uma maratona eleitoral por todo o país, com boletins, entradas ao vivo e reportagens. E para fechar, uma edição do programa “Canal Livre” com especialistas analisando os resultados das urnas.

“Vamos abrir outras datas para cidades importantes em cada estado, para estimular o debate em cidades relevantes, juntando toda rede do grupo, será um número recorde de debates que vamos realizar”, explica Rodolfo Schneider, diretor-geral de conteúdo da Band. 

Tópicos relacionados