Jornal da Band

Qualidade de vida: Viena é a melhor cidade do mundo para se viver

Em Viena, o passado se mistura ao presente e novas construções surgem meio aos prédios antigos. A arquitetura contemporânea dá novos ares à paisagem

Por Tom Menezes

A cidade de Viena, na Áustria, ocupa por 10 anos seguidos o primeiro lugar do ranking global de qualidade de vida.  

Lá, o transporte público é totalmente integrado, com ônibus, metrô e os tradicionais bondes elétricos. A cidade possui quase mil parques espalhados em 13 quilômetros quadrados. Com a chegada do verão, os jardins ficam cheios.

Por muitos anos, Viena foi o centro cultural do continente europeu, com grande influência barroca, e capital política de um império que se expandiu. Os palácios abrigaram a dinastia mais longa e poderosa na história da Europa, a chamada Casa de Habsburgo. Foi dessa família que saiu a imperatriz Leopoldina, mulher de Dom Pedro I.

Em Viena, o passado se mistura ao presente e novas construções surgem meio aos prédios antigos. A arquitetura contemporânea dá novos ares à paisagem.

Um dos lugares mais legais para morar em Viena é na Vila Hundertwasser. O prédio foi construído na década de 90, com linhas irregulares e uma fachada bem colorida. Para ao artista austríaco Hundertwasser, a arquitetura deveria estar em harmonia com a natureza.

Em 2019, último ano antes da pandemia, a Áustria recebeu 46 milhões de turistas, sendo que 80 mil deles eram do Brasil.

Cidade respira música clássica

Tópicos relacionados