Jornal da Band

Seca no Rio Grande do Sul causa prejuízo bilionário à agropecuária

Termômetros de rua marcam temperaturas de 45ºC em Porto Alegre

Da redação com Jornal da Band

A onda de calor ainda quebra recordes no Rio Grande do Sul, inclusive com os termômetros de rua marcando 45ºC em Porto Alegre, capital gaúcha. No campo, a estiagem causa prejuízos bilionários. O assunto foi destaque no Jornal da Band deste sábado, 22.

Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, teve mais um dia acima dos 40ºC. Para amenizarem o calor no fim de semana, os gaúchos lotaram as praias do estado. As altas temperaturas já duram 10 dias e devem seguir até a quarta-feira, 26, da próxima semana, afirmou a meteorologista Catia Valente.

Pelo menos 335 cidades do Rio Grande do Sul, quase 70% do total, já decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Nas plantações de milho e soja, as perdas devem chegar aos R$ 20 bilhões. 

A seca provocou aumento de 180% dos incêndios florestais neste ano – são quase 2 mil ocorrências. Na fronteira com a Argentina, o fogo consumiu 1,2 mil hectares de uma reserva refúgio de aves migratórias. As chamas também se espalham por plantações e pastagens.

Com o baixo nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre, um navio encalhou e parte da carga teve que ser retirada. A operação para remover a embarcação durou mais de três horas.