Talibã faz desfile da vitória após saída de tropas dos EUA

Militantes do grupo extremista exibiram armas herdadas do exército dos Estados Unidos

Yan Boechat, do Jornal da Band

Dois dias depois da saída das tropas norte-americanas do Afeganistão, o Talibã promoveu um desfile da vitória nesta quarta-feira (1º).

Pelas ruas de Kandahar, berço do Talibã e a segunda maior cidade do país, os militantes do grupo extremista exibiram as armas herdadas do exército dos Estados Unidos, que deixaram um verdadeiro arsenal para trás, avaliado em mais de US$ 85 bilhões.

No topo de dezenas de veículos blindados, bandeiras do grupo eram levadas por militantes. Também foi feita uma exibição aérea com um helicóptero Black Hawk, que custa mais de US$ 6 milhões.  

Enquanto o aeroporto de Cabul segue fechado, milhares de afegãos tentam, por terra, fugir do país. 

O enviado especial da Band Yan Boechat está na fronteira do Irã com a Turquia, uma das portas para os refugiados chegarem à Europa.

Ele flagrou dezenas de grupos tentando fazer a travessia, alguns correndo desesperados para chegar a um porto seguro. Entretanto, muitos não têm sucesso. 

O repórter foi até o local onde estão enterradas pessoas que tentaram atravessar a fronteira. São imigrantes que se acidentaram, morreram de frio durante o inverno e não aguentaram a jornada. A parte do cemitério onde essas pessoas estão fica separada do lugar em que estão moradores locais. 

Desde que o Talibã tomou o controle do Afeganistão, depois de duas décadas em guerra com os Estados Unidos, cerca de 100 mil pessoas já deixaram a nação.

Mais notícias

Carregar mais