Jornal da Band

Aumento de vendas e delivery fazem roubos de moto dispararem em SP

Em média, a cada 17 minutos uma moto é roubada ou furtada no estado de São Paulo

Rodrigo Hidalgo e Maju Arruda Leite, do Jornal da Band

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Com a explosão dos serviços de entrega, a venda de motos no Brasil atingiu o maior patamar em seis anos - aproximadamente um milhão de motos a mais nas ruas até o final de 2021. Mas, junto com o aumento das vendas cresceu o roubo de motocicletas.

Na última segunda-feira (20), dois adolescentes que tentaram roubar uma moto importada na grande São Paulo foram contidos pela população.

Em média, a cada 17 minutos uma moto é roubada ou furtada no estado de São Paulo.

Quase 18 mil motos foram roubadas ou furtadas nos 7 primeiros meses de 2021 no estado de São Paulo. Segundo um levantamento, os casos acontecem com mais frequência durante à noite dos dias úteis. Nos assaltos, os bandidos também costumam levar o celular das vítimas.

“A incidência em motos novas é muito maior também por conta das peças”, analisa Rodrigo Boutti, diretor empresa de rastreamento de veículos

A polícia paulista diz que recuperou cerca de 21 mil veículos, entre carros e motos, nos sete primeiros meses do ano. Isso significa 35% do total dos crimes.

“A Polícia Militar, já desde a semana passada, ela desencadeou tanto na cidade de São Paulo, quanto na grande São Paulo, uma operação chamada “Cavalo de Aço”, para fazer abordagens, acompanhamentos desse veículo”, disse o porta-voz da PM José Luiz de Oliveira.

Bandidos se disfarçam de entregadores para assaltos

Além de serem vítimas de bandidos, os entregadores enfrentam um desafio. Os bandidos que pegam uma mochila igual a deles para se disfarçar de trabalhador honesto e roubar.

Dois ladrões em uma moto abordam duas amigas, que estavam sem o celular. Mas eles não desistem. Um dos bandidos, com uma mochila de entregador nas costas, desce da moto e rouba o aparelho de um homem que passava por ali. As imagens foram obtidas pela Rádio BandNews FM (veja no vídeo acima).

Os criminosos disfarçados de entregadores, em muitos casos, circulam em baixa velocidade, como se estivessem procurando o endereço de um cliente. Mas, na verdade, estão de olho em quem passa mais distraído com o celular na mão

Em um outro flagrante, um bandido com uma mochila de delivery desce da moto, ameaça a vítima com uma arma e pega o celular. Um comparsa, também disfarçado de entregador, acompanha a ação.

Apesar de uma queda nos seis primeiros meses do ano, o estado de São Paulo teve um aumento de 7% nos assaltos no mês de julho. Segundo a polícia, o trabalho foi reforçado nas áreas com índices de violência mais elevados.

“A Polícia Militar faz o policiamento ostensivo, o policiamento preventivo, e tem feito isso com bastante frequência. Da nossa parte, nós temos feito investigações com muito êxito, com muito sucesso, em que esses criminosos vão para trás das grades”, disse o delegado Roberto Monteiro.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.