Concursos públicos voltam a ganhar força no Brasil

Só neste mês, estão previstos 43 concursos pelo Brasil, com salários de até R$ 28 mil

Da Redação, com Jornal da Band

Os concursos públicos voltam a ganhar força no país. Só em julho, são mais de 40 opções.

O advogado Francisco Lima saiu do trabalho há um mês para se dedicar aos estudos. Aos 56 anos, ele vê na carreira pública uma nova oportunidade. São oito horas diárias estudando para o concurso de auditor fiscal do estado do Ceará.

“Sei que parece um pouco idealismo, de certa forma, é bom a gente saber que a gente está participando dessa máquina e gerando alguma coisa de forma positiva”, explicou.

Boa remuneração e estabilidade de emprego são os grandes atrativos da carreira pública. A aposentadoria, com o mesmo salário da ativa, já não existe mais. Mesmo assim, muitos ainda apostam nos concursos como uma chance de mudar de vida.

Só neste mês, estão previstos 43 concursos pelo Brasil, com salários de até R$ 28 mil. Ser aprovado, entretanto, não é garantia de que a pessoa será chamada.

Victor Tanaka passou em dois concursos para auditor fiscal, um em 2017 e outro em 2018. Até agora, não foi chamado. Ele só não passou aperto, porque se programou financeiramente e, com tanta experiência, acabou contratado por um curso preparatório.

“É um processo complicado, que exige preparação. É óbvio que existem concursos em que você consegue ser aprovado em um menor período, mas outros que as vezes tem uma remuneração muito mais alta, como a carreira de um auditor fiscal exigem, de fato uma preparação de longo prazo”, aconselhou o gerente.

Mais notícias

Carregar mais