Jornal da Band

Voto impresso: onde vai parar essa discussão? Entenda a PEC proposta pelo governo

Jornal da Band

O presidente Jair Bolsonaro voltou a ameaçar a realização das eleições no fim de semana, em um discurso ao vivo, feito por celular e reproduzido por carros de som, para manifestantes que foram às ruas pedindo pelo voto impresso.

O ato aconteceu dias depois de Bolsonaro convocar a imprensa e fazer uma live para apresentar supostas provas de fraude nas urnas eletrônicas. Mas na hora ele mesmo reconheceu que não tinha tais comprovações, e tudo que fez foi reproduzir vídeos antigos, alguns dos quais já desmentidos antes.

Depois da live, autoridades do Legislativo e do Judiciário se manifestaram. Vários chamaram de show e conversa fiada a apresentação, e questionaram a legitimidade das informações veiculadas. Foi o caso do ministro do STF Gilmar Mendes.

Uma comissão especial foi criada na Câmara para analisar a PEC do voto impresso, criada em 2019 pela deputada Bia Kicis, do PSL. A comissão vai voltar a se reunir na próxima quinta-feira. 

A expectativa dos partidos é de que o relatório do deputado Filipe Barros (PSL), que é relator da proposta, seja derrubado, mas aliados do Palácio do Planalto ainda apostam na aliança com o Centrão.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, que é um nome forte do Centrão, já se posicionou contrariamente à medida.

Para ser aprovado e depois levado ao plenário da Câmara e do Senado, o texto da PEC do Voto Impresso precisa receber o apoio da maioria dos 34 integrantes da comissão.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, que é constantemente alvo de ataques do presidente Bolsonaro, tem reforçado a segurança de nossas urnas eletrônicas.

É nesse clima que o Congresso está voltando do recesso. Quer saber as conversas de bastidores sobre o assunto, entender o conteúdo da PEC e  como funciona nosso sistema de voto?/ Então, Pare o Mundo que Eu Quero Saber, esse é um podcast do Jornal da Band com minha apresentação, Joana Treptow, coordenação de Larissa Zapata e Stéfanie Rigamonti e operação de áudio de Narciso Vernizzi.

Chamo para explicar a PEC Rodrigo Orengo, jornalista e apresentador da Band em Brasília. Converso também com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Julio Valente. Ele explica pra gente como funcionam as urnas eletrônicas.

Podcast do Jornal da Band com Joana Treptow, que tem a proposta de explicar assuntos da atualidade com uma linguagem leve e acessível.

Tópicos relacionados