Jornal da Noite

Câmara de São Paulo aprova desapropriação do Jockey Club para criar parque

Projeto de lei ainda precisa ser aprovado em segunda votação e sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes

Por Maira Di Giaimo

Câmara de São Paulo aprova desapropriação do Jockey Club para criar parque
Câmara de São Paulo aprova desapropriação do Jockey Club para criar parque
Reprodução/Instagram/Jockey Club

O Jockey Club de São Paulo pode mudar de dono e de função. Um projeto de lei, aprovado em primeira votação pela Câmara Municipal da capital paulista, propõe a desapropriação do terreno do Jockey Club. A ideia dos vereadores é de criar um parque público no local. 

Nesta segunda-feira (12), membros da prefeitura fizeram uma audiência pública e alegaram que faltam informações sobre o projeto. O PL precisa ser aprovado em segunda votação, que ainda não tem data, e deverá ser sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). 

O autor do projeto de lei, Milton Leite (União Brasil), afirmou em sessão que a desapropriação é um ganho significativo para a cidade de São Paulo. Sobre custos para a prefeitura, Milton disse: “A dívida do Jockey Club com a cidade é maior do que ele vale, então não pagamos nada”. 

Segundo o portal da dívida ativa da cidade, o Jockey deve cerca de R$ 313 milhões de reais para a prefeitura por não pagamento de IPTU. Representantes do clube negam a dívida. Segundo José Carlos Pires, diretor executivo do local, o clube é a “atividade agropecuária dentro da cidade de São Paulo”. 

“Ela gera emprego, inclusão social, com projetos pra ajudar jovens carentes, então essa é uma tentativa de destruir uma atividade econômica em pleno funcionamento dentro da cidade de São Paulo”, afirma José Carlos. Atualmente, o Jockey Club gera cerca de 600 mil empregos indiretos e pelo menos 500 famílias moram na sede do clube. 

Tópicos relacionados